quinta-feira, 28 de julho de 2016




“A deriva é uma técnica do andar sem rumo. Ela se mistura à influência do cenário.”


Foto: Acervo pessoal

A Deriva aconteceu na manhã de sábado e seu ponto de partida foi no monumento Marco Zero do Equador. Ao decorrer do percurso foram identificados vários aspectos que fazem parte da cidade e que na correria do dia a dia não o notamos. Foi um caminho longo percorrido mas que pôde gerar uma nova forma de entender a cidade e principalmente ver a relação do homem com o ambiente.

Foto: Acervo Pessoal

Foto: Acervo Pessoal
Foto: Acervo pessoal
Foto: Acervo Pessoal

‘’ A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida
Ao longo da deriva notamos que residências bem estruturadas são todas cercadas proporcionando a falsa ideia de segurança mas, na verdade parecem verdadeiras prisões domesticas com muros altos e câmeras não proporcionando o diálogo da paisagem com o seu entorno.

Foto: Acervo Pessoal
O que mais nos chamou a atenção durante a caminhada foi encontrar belas paisagens em lugares que em primeiro momento nos causaram uma má impressão, lugares que geralmente não nos fariam parar para observar ao redor.
Foto: Acervo Pessoal
Foto: Acervo Pessoal

Foto: Acervo Pessoal

Apesar da paisagem encontrada, não pudemos deixar de notar o descaso com essas áreas “escondidas”. Quanto mais perto de pontes e áreas alagadas, menor é urbanização, saneamento básico, acessibilidade, segurança, etc., o que deixou a maior parte dos colegas com certo receio. Esse quadro de descaso, porém, não é exclusividade das áreas periféricas, podendo ser notada também, em menores proporções, em áreas mais nobres. Os problemas urbanos são “maquiados” em torno da Fortaleza de São José, onde terminamos nossa deriva, o que nos deixa a impressão de que temos sido ludibriados com alguns pontos mais arrumados, enquanto que cerca de 90% da cidade está com sérios problemas urbanísticos. A cidade precisa ser pensada como um todo para que se reverta esse quadro.


Foto: Acervo Pessoal
Foto: Acervo Pessoal

Foto: Jodival Costa
Foto: Jodival Costa



UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
DISCIPLINA: ESTUDOS AMBIENTAIS
PROFESSOR: JODIVAL MAURÍCIO COSTA
ALUNOS: ANA BEATRIZ BRITO, ANA PAULA MARTEL, DEBORA MOREIRA, JORDANA GARCIA, KAROLINA ARAÚJO COSTA E LUCAS DE OLIVEIRA MACEDO.

TURMA: 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário