quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Deriva Urbana - Olhar de sabedoria

Seu ponto de partida foi a Praça da Bandeira nesse inicio da deriva começamos observar e refletir sobre seus valores históricos daquele lugar que constantemente passamos por lá. A praça da bandeira se localiza na Avenida FAB uma das ruas mais importante da cidade. Há pouco tempo ela passou por uma pequena reforma, Infelizmente mesmo assim o espaço é mal iluminado, que o torna perigoso durante a noite. A Praça da Bandeira é um lugar onde já ocorreram desfiles das escolas da cidade de Macapá durante o território, e hoje é um lugar de encontro e referencia para todos que transitam diariamente pelo centro.
 Ao decorrer do percurso foram identificados outros marcos históricos da cidade que nos relembra a criação de Macapá como a Praça Barão do Rio Branco, Localizada na Av. Fab, entre as ruas São José, Cândido Mendes e Coriolano Jucá, a "praça do Barão" como é conhecida em Macapá, é uma das praças mais antigas da capital, local que por si só conta muitas histórias  onde ocorreram diversas festas cívicas, e  praticado de esporte ao ar livre desde que Janary Nunes a construiu durante o antigo ex Território. Percebemos que as quadras e os equipamentos para a prática do voleibol, basquetebol e futebol de salão, futebol na areia apresentam precário estado de conservação, mesmo assim é um dos lugares e tradicional na cidade. E um ambiente calmo e plano onde a população andar de bicicleta e realizar caminhadas onde também ocorre “O Natal Encantado” no Centro comercial, com shows musicais e apresentações de corais em meio à decoração de luzes e temas natalinos, emociona às famílias. 


Já caminhando pelas ruas do centro da cidade percebemos as calçadas irregulares, com entulhos, quebradas, desniveladas, obstáculos, ambulantes ou sem acessibilidade e até destruídas dificultando a travessia de pedestres em todas as ruas do centro. Essas são algumas das características das calçadas do centro de Macapá que observamos durante a deriva, andar por essas é um desafio diário. Elas têm "todos os problemas" para atrapalhar a vida dos pedestres todo canto é ruim, quase todas as calçadas fogem do padrão descrito no Código de Posturas do município. Com isso, as pessoas com mobilidade reduzida ou temporária, como cadeirantes, deficientes físicos, idosos e outros, são as que mais sofrem na hora de andar pela cidade.
 No bairro, que antes era chamado de Igarapé das Mulheres e nos últimos anos ficou conhecido como “P. Help” é um dos mais antigos o Perpétuo Socorro. Hoje o bairro está totalmente saneado, com vilas e casas populares algumas estão perdendo suas características por causa do crescimento da cidade e das necessidades dos moradores. E um bairros cheio de casas comerciais, entre lojas, frigoríficos, escritórios de representação, supermercados, bares, restaurantes e hotéis. . O surgimento do bairro se deu em meados da década de 1970, acompanhando o desenvolvimento econômico e populacional que vinha sendo observado na capital amapaense.





Grupo:
ARETUZA RIBEIRO DIAS
AUGUSTO DERZE AZEVEDO
HANNAH SARMENTO RAMOS
JULIANNE LIMA SANTOS
MICHAEL WILSON ALENCAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário